Metais
São substâncias extremamente tóxicas á vida humana e ao ambiente, apresentam elevado peso atómico e densidade cinco vezes maior que a da água, são elementos estáveis ( não podem ser metabolizados pelo organismo) e bio-cumulativo (passam através da cadeia alimentar para o homem). Do ponto de vista químico são altamente reactivos e não podem ser destruídos , dificilmente são encontrados em estado puro na natureza, normalmente apresentam-se em concentrações muito pequenas, associados a outros elementos químicos, formando minerais em rochas. A sua toxicidade deve-se à sua capacidade de reagir e inibir sistemas enzimáticos de sulfídrilo (-SH), tais como as envolvidas na produção de energia celular.
O chumbo, o mercúrio, o cádmio, o cromo e o arsênio são metais que não existem naturalmente em nenhum organismo. Tampouco desempenham funções - nutricionais ou bioquímicas - em microorganismos, plantas ou animais, ou seja, a presença destes metais em organismos vivos é prejudicial em qualquer concentração.
Chumbo,Pb
O chumbo do latim plumbum que significa prata liquida, tem número atómico mais elevado entre todos os elementos estáveis. Metal toxico, pesado (densidade relativa de 11,4 a 16ºC), de coloração branca-azulada, brilhante tornando-se acinzentado quando exposto ao ar. Muito macio, altamente maleável, baixa condutividade eléctrica e altamente resistente à corrosão. O chumbo se funde com facilidade (327,4ºC),com temperatura de vaporização a 1725ºC. Os estados de oxidação que pode apresentar são +2 e +4. É relativamente resistente ao ataque dos ácidos sulfúrico e clorídrico diluido, porém se dissolve lentamente em ácido nítrico, é resistente a oxidação atmosférica. O chumbo é um anfótero, já que forma sais de chumbo dos ácidos, assim como sais metálicos do ácido plúmbico. O chumbo forma muitos sais, óxidos e compostos organolépticos. Compostos de chumbo são tóxicos por inalação ou ingestão devido aos efeitos cumulativos.
Arsenio,As
O