metais
Os metais possuem características próprias que fazem com que tenham, portanto, uma grande funcionalidade no nosso dia-a-dia. Estas propriedades vêm do tipo de estrutura e de ligações feitas entre eles.
QUAIS AS PROPRIEDADES DOS METAIS?
1. Possuem uma enorme resistência que é explicada através das ligações feitas entre os átomos do elemento. São de tal forma fortes que mantém-nos (os átomos) super unidos.
2. São bons condutores elétricos e térmicos. Isto sugere que existem electrões livres que se movem através do sólido, permitindo um tránsito rápido de temperatura e de calor.
3. Alguns conseguem ser maleáveis, enquanto que outros conseguem ser dúcteis. A maleabilidade é a capacidade que os metais têm em se dividirem em lâminas muito finas, enquanto que por ductilidade entende-se a capibilidade que possuem em se estirar em fios. Estas propriedades são explicadas através da mobilidade unidireccional dos electrões.
4. Têm energias de ionização baixas e poucos electrões de valência.
5. Os pontos, tanto de fusão como de ebulição, são super alevados. Os metais fundem e fervem a temperaturas geralmente altas devido à ligação metálica ser muito forte.
6. Possuem brilho metálico. Ao se fornecer energia, as oscilações aumentam. Há, prosteriormente, uma agitação por parte dos electrões. Assim, há uma libertação de energia que faz com os metais possuem este brilho tão característico.
Boa parte destas propriedades são fruto da interação existente entre os átomos na rede cristalina que compõe o metal. O número de electrões de valência é sempre menor que o número das orbitais de valência. Por isso, os estes “saem” com facilidade de dentro da unidade fundamental da matéria. Movem-se. Desta forma, podem ocupar ocupar orbitais vazias de outros