Metabolismo
Atividade
Curso: Gestão Ambiental – IFRS Data: Fevereiro/2015
Disciplina: Bioquímica
Semestre:01/2015
Professoras: Rosiane e Tatiana
Aluno: Taísy da Silva
NOTA:
Metabolismos – Carboidratos, Lipídios e Compostos Nitrogenados
1. INTRODUÇÃO
Metabolismo pode ser conceituado como um conjunto de transformações e reações químicas onde, através delas, se realizam os processos de síntese e decomposição das células. O metabolismo ocorre com ajuda das enzimas através de uma cadeia de produtos intermediários. O processo de metabolismo se divide em dois grupos: anabolismo e catabolismo. O anabolismo ocorre através de uma produção de nova matéria orgânica nos seres vivos, ou seja, uma reação química construtiva. E o catabolismo são as reações químicas destrutivas, onde há quebra de substâncias.
As reações químicas do metabolismo são organizadas em vias metabólicas (sequencias de reações em que um produto de uma reação é utilizado como reagente na reação seguinte). Enzimas diferentes catalisam diferentes passos dessas vias e agem de forma concertada não interrompendo o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo, pois permitem que se realize reações desejáveis mas desfavoráveis, ao serem acopladas a reações mais favoráveis. Essas enzimas servem como reguladoras das vias metabólicas em mudanças de ambiente celular ou a sinais de outras células. Há diversos fatores que influenciam no processo de metabolismo, como a genética, o sexo, a idade, altura, peso, prática de atividade física, entre outros. Esses fatores determinam se será gasto mais ou menos energia. Assim, algumas pessoas são magras e, mesmo comendo de tudo, não engordam. Já outras enfrentam dificuldades para conseguir emagrecer.
2. CARBOIDRATOS
Os carboidratos são considerados fontes de energia para o organismo e também podem ser chamados de glicídios, glucídios, hidratos de carbono ou açúcares. São formados fundamentalmente