Metabolismo
Os processos físico e químico realizado pelas células vivas envolvem a extração, a canalização e o consumo de energia. Os mamíferos empregam energia química extraída das moléculas de nutrientes (carboidratos, proteínas, e lipídeos não esteroides) para realizar suas funções. Os processos químicos celulares são organizados em forma de uma rede de reações enzimáticas interligadas, nas quais, as biomoléculas são quebradas e sintetizadas com a geração e gasto de energia, respectivamente. Estão relacionadas com:
• A energia liberada nos processos de quebra de moléculas nutrientes orgânicos é conservada na forma de ATP (trifosfato de adenosina) a NADPH (nicotinamida adenina dinucleotideofosfato).
• Biossíntese de macromoléculas a partir de precursores mais simples (unidades monoméricas). Ácidos nucleicos, proteínas, lipídios e polissacarídeos são sintetizados a partir de nucleotídeos, aminoácidos, ácidos graxos e monossacarídeos, respectivamente.
• Transporte ativos de moléculas e íons através das membranas em direção contrária a gradientes de concentrações.
• Movimento de células ou de suas partes componentes. A demanda por energia e a formação de biomoléculas variam conforme a natureza do organismo, do tipo de célula, do interior da célula, de seu estado nutricional e de seu estágio celular é regulada de tal modo que as concentrações dos compostos – chaves são mantidas dentro de estreitos limites. Em células saudáveis, a biossíntese de enzimas necessárias para a via ou, de modo mais imediato, pela regulação de atividade das enzimas já existentes.
As características dos organismos vivos – sua organização complexa e sua capacidade de crescimento e reprodução – são resultantes de processos bioquímicos coordenados. O metabolismo é a soma de todas as transformações químicas que ocorrem nos organismos vivos. São milhares de reações bioquímicas catalisadas por enzimas. As funções básicas do metabolismo celular são: (1) obtenção e utilização de energia,