Metabolismo
Introdução
1. Metabolismo e Integração Metabólica
1.1 Metabolismo
2. Especialização dos Órgãos
• 2.1 O Cérebro
2.1.1 O ciclo alimentado/jejum
2.1.2 O Encéfalo no Jejum
• 2.2 Os Músculos
2.2.2 Ciclo Alimentado/Jejum
2.2.3Tecido M. Esquelético Em Repouso, No Jejum
• 2.3 O Tecido Adiposo
2.3.1O ciclo alimentado/jejum
2.3.2 O tecido adiposo no jejum
• 2.4 O Fígado
2.4.1 O metabolismo lipídico no fígado
2.4.2 O metabolismo protéico no fígado
• 2.5 Os rins
Conclusão
Referencia Bibliográfica
Introdução
Mesmo nas células procarióticas mais simples, os processos metabólicos devem ser coordenados para que rotas opostas não ocorram simultaneamente e também de modo que o organismo possa responder a alterações externas como, por exemplo, à disponibilidade de nutrientes. Além disso, as atividades metabólicas do organismo devem obedecer às ordens determinadas pelo programa genético de crescimento e reprodução. Os desafios de coordenar a captação e a utilização da energia são muito mais complexos nos organismo multicelulares, nos quais deve haver cooperação das tarefas metabólicas entre os diferentes tecidos.
Sabe-se que a presença ou ausência de alimentos influencia drasticamente o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. E ainda, que cada tecido têm características metabólicas próprias. Este trabalho revisa o metabolismo dos principais combustíveis celulares nos períodos pós-prandial e de jejum considerando as especificidades metabólicas das seguintes órgãos e tecidos: cérebro,fígado, músculo e tecido adiposo, enfocando a profunda integração metabólica existente nos organismos vivos.
Metabolismo e Integração Metabólica
Metabolismo
Segundo a definição encontrada no dicionário, metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será