Metabolismo dos carboidratos
Metabolismo dos Carboidratos
Objetivos
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Descrever a digestão e absorção dos carboidratos Descrever a seqüência as reações da glicólise, incluindo seus substratos, produtos e co-fatores. Calcular o balanço energético da transformação de 1 mol de glicose em 2 mol de lactato (glicólise anaeróbica). Explicar como a relação [ATP]/[ADP] pode controlar a velocidade da glicólise. Descrever a formação do glicogênio (glicogênese) Descrever a degradação do glicogênio (glicogenólise). Reconhecer a ação da adrenalina e do glucagon no metabolismo do glicogênio. Descrever o papel fisiológico do efeito controle do AMPc sobre o metabolismo dos carboidratos. Descrever a gliconeogênese a partir do lactato, alanina e glicerol.
10. Descrever a via pentose-fosfato. 11. Explicar como a galactose, a frutose e a manose são utilizadas para a produção de energia.
Os carboidratos, as biomoléculas mais abundantes na natureza, são as fontes universais de nutrientes para as células humanas. A glicose é o carboidrato mais importante. Nas células, a glicose é degradada ou armazenada por diferentes vias. A glicólise transforma a glicose em duas moléculas de piruvato (ou lactato) posteriormente, degradado para a produção de energia. O glicogênio, a forma de armazenamento da glicose nos mamíferos, é sintetizado pela glicogênese. As reações da glicogenólise desdobram o glicogênio em glicose. É também possível sintetizar glicose a partir de precursores não − carboidratos pelo mecanismo chamado gliconeogênese. A via das pentoses − fosfato converte a glicose em ribose−5−fosfato (o açúcar utilizado para a síntese dos nucleotídeos e ácidos nucléicos) e outros tipos de monossacarídeos. O NADPH, um importante agente redutor celular, é também produzido por essa via. A síntese e o uso da glicose, o principal combustível da maioria dos organismos, é o foco de discussão do metabolismo dos
143
144 •
Motta
•
Bioquímica
Intolerância à lactose
Alguns grupos