Met 5
A fim de preparar 250mL de uma solução de NaOH 0,1mol/L, o grupo precisou calcular a quantidade necessária de hidróxido de sódio a ser adicionada a solução de forma que o mesmo se dissolva completamente. Após ter encontrado o resultado, foi adicionado 1g de hidróxido de sódio em um béquer pequeno, contendo 250 mL de água destilada. Em seguida , com a ajuda de uma pisseta e de um bastão de vidro, a mistura foi transferida para um balão volumétrico de 250 mL, após a transferência da mistura, o balão foi rotulado.
2. Padronização da solução de NaOH
Após algumas horas na estufa para secar uma grande massa de biftalato de potássio, o grupo utilizou uma balança de precisão para pesar, três quantidades de biftalato de potássio, de modo a ter uma quantidade mínima de 0,4g e máxima de 0,5g. Após ter pesado e anotado as massas de cada porção de biftalato, as massas foram inseridas em Erlenmeyers de 250 mL, que já foram previamente enumerados. Em seguida, foi adicionado 100 mL de água destilada em cada um dos Erlenmeyers, com o objetivo de dissolver todo o sal e homogeneizar a solução. Após todo o sal ter dissolvido, foi adicionado 3 gotas de fenolftaleína. Depois disso, colocou-se 50 mL de solução de NaOH 0,1mol/L em uma bureta, deixando a solução gotejar nos Erlenmeyers, até que um tom rosado se manifeste, e assim o grupo anotou a quantidade necessária de solução que foi despejada em cada um dos Erlenmeyers de forma a deixar as soluções rosadas.
3. Titulação Ácido-Base
Com a ajuda de uma pipeta volumétrica, foi transferido para três erlenmeyers de 250 mL, o equivalente a 5 mL de vinagre, que continha cerca de 4% de ácido volátil. Em seguida, foi acrescentado em cada um dos erlenmeyers, 50 mL de água destilada e 4 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Depois disso, foram tituladas as amostras de solução padronizada de NaOH 0,10 mol/L, até ocorrer a mudança de cor da mistura, de forma que as misturas fiquem rosadas. Após as