Mestre
Sumário
1 - Introdução......................................3
2 - Desenvolvimento............................4
3. Conclusão......................................10
4. Referências Bibliográficas............11
Introdução Esse trabalho tem como objetivo fazer uma síntese geral do assunto apresentado na 2ª unidade de Química Analítica: Titulação, então nada mais conveniente do que enunciar esse termo:
• É uma das mais importantes e utilizadas técnicas na química analítica quantitativa;
• O objetivo é encontrar a concentração de uma determinada solução (titulado), através do uso de uma segunda solução de concentração conhecida (titulante), chama de solução padrão;
• Ponto de equivalência: momento no qual o titulado reagiu completamente com o titulante.
Exemplificação
A seguir, vejamos passo a passo um exemplo de como é feita a titulação da solução do ácido sulfúrico de concentração X mol/L por meio de uma solução de hidróxido de sódio de concentração 0,10 mol/L.
1.Por meio de uma pipeta ou de uma bureta medimos o volume de 25,00mL da solução de ácido sulfúrico e transferimos essa solução para um erlenmeyer, adicionando algumas gotas de solução alcoólicas de fenolftaleína, que ira atuar como indicador. A solução no erlenmeyer ficará incolor, pois a fenolftaleína em meio ácido permanece incolor.
2.Colocamos a solução de hidróxido de sódio de concentração 0.10 mol/L no interior de uma bureta e fazemos o nível dessa solução coincidir com o zero da bureta. Agora, iniciamos a titulação propriamente dita.
Gotejamos a solução de hidróxido de sódio no interior do erlenmeyer, sob agitação continua. À medida que a solução de hidróxido de sódio vai sendo introduzida no frasco, a quantidade de ac. Sulfúrico no seu interior vai diminuindo, porque há neutralização do ácido pela base.
3.Enquanto houver ac. Sulfúrico no erlenmeyer, a solução no seu interior