Mestre
Para algumas pessoas a felicidade está ligada ao consumo perdulário e ostensivo. Nesse sentido o produto de moda satisfaz ao conceito de ter e poder.
Segundo (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 1995, p. ), as pessoas complacentes (...).
O fato é que o indivíduo é vaidoso e gosta de ser visto por ele e pelos demais usando produtos de moda que lhe dão a sensação de bem estar, status e poder. De acordo com as palavras de Cobra (2007), comprar produtos de moda é motivo de auto-realização. Nesse sentido o que movimenta o mercado de moda é a vaidade das pessoas, o desejo e a necessidade de se sentirem sedutoras.
A multinacional Avon entrevistou 210 mil mulheres em 24 países com o objetivo de verificar como as mulheres se vêem. A pesquisa "As mais vaidosas do mundo" foi publicada pela revista Veja em e revelou que a mulher brasileira possui uma vaidade acima da média mundial. Elas são as que mais se preocupam com a aparência e a possibilidade de se manterem jovens por mais tempo.
Como mostra o quadro (...), elas se consideram as mais sexy do mundo, declararam que se enfeitam e se arrumam para agradar a elas próprias, consideram produtos de beleza como necessidade e se esforçam muito para ter uma aparência melhor. Tanta vaidade é compreensível tratando-se de um país que possui mulheres maravilhosas sendo expostas a todo momento pela mídia. Segundo o sociólogo Freire (..2003, p. ), " a sensualidade seria um dos traços formativos do povo brasileiro e que se iniciou com a mulher negra e escrava". A outra explicação é geográfica. Pressupõem-se que, num pais tropical a pessoa não necessite de usar tanta roupa, com isso os corpos ficam mais a mostra.
Cobra (2007, p. 71) defende a ideia de que "a roupa integra o físico, que é o corpo, e o sentimento, que é o espírito. As pessoas gostam de ser notadas e admiradas, em um misto de orgulho e vaidade",