Mestre
Segundo Bauer (1994, p.848) não é possível determinar a data e/ou local ao qual o vidro foi descoberto. Porem alguns historiadores acreditam que o primeiro vidro produzido pelo homem originou-se na Síria, por volta do ano 3000 a.C,
Entretanto outros historiadores acreditam que a existência do vidro originou-se no Egito cerca de 2500 a.C. Diante de algumas versões a única coisa ao qual se pode ter totalmente certeza é que por volta do ano 1400 a.C passaram a produzir vasos, enfeites e outros itens em uma fabrica localizada em Tele l Amona.
Durante o século XX com pesquisas e estudos referente as propriedades do vidro tornou-se possível a confecção de outros tipos de vidros: temperados, laminados, fibras de vidro, fibra óticas e vidros cerâmicos.
O vidro teve poucas alterações em sua composição química ao longo de 5.000 anos. Segundo Bauer (1994, p. 849) o vidro mais utilizado no mundo, o cálcio-sodico, conta com 70% de SiO2, 15% de oxido de sódio (Na2 O) e 10% de oxido de cálcio (CaO), com 5% dos outros óxidos.
O emprego do vidro na área de construção só teve sua utilização aumentada após o século XX, por isso é muito comum vê-los em grandes áreas envidraçadas ou até mesmo em fachadas de prédios, mas sua utilização em grande escala nos dias de hoje devido a redução do custo.
PRODUCAO
Até o inicio do século XXI, o processo de confecção do vidro era feito através de um processo denominado “processo do cilindro”, Tal processo consistia em através do ar comprimido forma um cilindro de 13m de comprimento e 1m de diâmetro, tirado do banho de vidro fundido, posteriormente o mesmo era resfriado, cortado e “alisado”.
Este processo tratava-se de um processo descontinuo, caro, sendo o produto resultante de baixa qualidade, empregado em janelas, porem inaceitável na fabricação de espelhos, vidros automotivos e vitrines, que usavam o vidro polido muito mais caro.(BAUER, 1994, p. 849).
Diante deste empecilhos, a busca pela melhoria no processo de