Mestre
Palavra grega que significa primeiro, uma vez que foi o primeiro nutriente considerado indispensável pelo organismo. Únicos nutrientes composto por nitrogênio.
Nutrientes
São formadas a partir do DNA. Compostas de inúmeras combinações de aminoácidos. Fornecem 4Kcal/g
{
Profa. Vanessa Patrocínio de Oliveira
Proteínas
“Turn Over” protéico. Indispensáveis: O organismo não os sintetiza em quantidade suficiente para suprir as demandas metabólicas e portanto devem ser fornecidos por meio da alimentação. Dispensáveis: São sintetizados pelo organismo em quantidade suficiente. Condicionalmente indispensável: Em determinadas situações metabólicas não são produzidos em quantidades suficientes para suprir a demandas do organismo. Não há reserva de AA livres no organismo.
Proteínas
Classificação:
Simples: Proteínas cuja cadeia fornece apenas AA. Exemplo: albumina, globulina, ovoalbumina. Conjugadas: Proteínas combinadas com estruturas não protéicas. Exemplo: glicoproteínas, lipoproteínas, metaloproteínas.
Proteínas
1
01/05/2013
Classificação:
Fibrosas: Proteínas estruturais do organismo. Exemplo: queratina e colágeno. Globulares: Proteínas do fluidos corporais, são solúveis e facilmente desnaturadas. Ex. Hemoglobina.
Proteínas
Função: Formação de tecidos, de enzimas, de anticorpos, de hormônios; Transporte de substâncias (oxigênio) Movimentação celular (contração) Coagulação do sangue. Produção de energia: gliconeogênese.
Proteínas
Valor biológico:
Desnutrição (Kwashiorkor) Erros Inatos do Metabolismo
Proteínas de alto valor biológico
Proteínas de médio e
baixo valor biológico
Proteínas
Proteínas
2
01/05/2013
Hidratos de carbono, glicídios, glucídios, açúcares. São as fontes primárias de energia do organismo, seu catabolismo gera ATP.
Energia preferencial do SNC e SNP e hemoglobina. São formados nos vegetais, por meio da fotossíntese, na