Mestre
- Passo 1. O que pesquisar?
A escolha do tema
O que me interessa? De tudo que venho lendo e estudando o que tenho vontade de aprofundar? Portanto, a escolha do tema exige que algo já tenha sido lido a respeito.
Assunto x Tema: o assunto é uma área geral que o pesquisador selecionou para pesquisar, porém é muito ampla e não dá para pesquisar nada. É preciso delimitar o assunto para ser possível seguir nos outros passos do projeto de pesquisa.
O tema se refere a uma subárea a partir de uma grande área (o assunto).
Para Markonis e Lakatos (2003), a delimitação do tema está concluída quando sinaliza a limitação geográfica e espacial do assunto, dotado de sujeito e objeto.
Por exemplo: Assunto: Alfabetização; Tema: Alfabetização (objeto) na educação infantil (sujeito/espacial) no município do Crato (geográfica).
Revisão da literatura
Representa uma revisão do que tem sido publicado sobre o tema. Permite uma visão mais ampla e crítica da área e do tema que se pretende pesquisar.
A revisão da literatura é uma busca sistemática, a fim de mapear o que se tem pesquisado na área.
De acordo com Markonis e Lakatos (2003) deve-se correlacionar o tema/pesquisa com o universo teórico. Deve-se selecionar um modelo teórico que serve de embasamento à interpretação do significado dos dados obtidos na pesquisa.
Não ha possibilidade de ser exaustiva, mas deve oferecer uma boa amostra do que se tem publicado sobre o assunto e permitir a identificação das principais questões, tendências e, se for o caso, controvérsias.
IMPORTÂNCIA:
- analisar e discutir os textos estudados; analisar as implicações de seus resultados para a teoria em que se apoiam; discutir as lacunas do conhecimento no tema que justificam a pesquisa.
- conduz a seleção de um problema específico, ajuda na sua delimitação, mostrar a relação do problema com pesquisas já realizadas e colaborar com o desenvolvimento da área de pesquisa.
- amplia e