IGUALDADE E DESIGUALDADE SOCIAL NA VISÃO DOS SOCIOLOGOS KARL MARX, MAX WEBER E EMILE SURKHEIM

801 palavras 4 páginas
Max Weber, Karl Marx e Durkheim estudam as divisões sociais em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e religiosos, por suas teorias definem o que é desigualdade e consequentemente IGUALDADE.

Karl Marx
Na concepção de Karl Marx, a desigualdade social era um fenômeno causado pela divisão de classes e que por haverem, nessas divisões, classes dominantes que detinham os meios de produção (burgueses), estas se utilizavam da miséria gerada pela desigualdade social como instrumento de manter o domínio estabelecido sobre as classes dominadas, que detinham apenas a sua força de trabalho (proletariado), numa espécie de ciclo.

Marx apontava, ainda, uma solução para o problema, que seria a implantação do socialismo na sociedade como forma de luta contra as desigualdades, visto que o tipo de regime socialista adotava a igualdade na distribuição de todos os recursos. E era essa distribuição, manejada pelo “Estado Social”, e a população contribuindo, por sua vez, com a sua força de trabalho, não importando qual mercadoria produzissem, poderiam consumir os mesmos produtos; porém, sem o acúmulo de capital, onde consequentemente não se geraria desigualdades.
“As pessoas não são livres e iguais enquanto não conseguirem abolir o Estado e consequentemente se emancipar humanamente.” “A emancipação humana só será plena quando o homem real e individual tiver em si o cidadão abstrato; quando como homem individual, na sua vida empírica, no trabalho e nas suas relações individuais, se tiver tornado um ser genérico; e quando tiver reconhecido e organizado as suas próprias forças como forças sociais, de maneira a nunca mais.”

Max Weber

Segundo Weber, a classe (poder económico), o status (prestígio social), e o poder (poder político) são as três fontes de desigualdade social. Tal como Marx, Weber considera que o conceito de classe é caracterizado pelo poder económico, embora Weber expresse o poder económico em termos de riqueza e de rendimento. O status, ou

Relacionados