Mestre
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA:
Avaliação de artigo científico através do checklist do Strobe Statement
São Paulo
2013
STROBE Statement—Checklist of items that should be included in reports of cohort studies
Análise do artigo seguindo o checklist:
Título e resumo
O título está claro em relação ao objeto de pesquisa e o tipo que ele configura, destacando que analisarão determinantes sobre o desfecho, mas não foi informado o ano final da coorte, apenas o ano inicial.
O resumo está subdivido em itens que auxiliam a leitura e reconhecimento dos componentes do artigo. Nos métodos, está descrito o design do estudo (transversal e coorte), indicando o ano inicial e final da pesquisa, local onde foi realizada, a ferramenta para obtenção dos dados (Self-Report Questionnaire – SRQ-20), as variáveis analisadas, e o caminho estatístico realizado. Não foi informado o número de pessoas participantes do estudo. Nos resultados, apresentaram a prevalência do desfecho, indicando as variáveis que se mostraram significativas no risco para o transtorno mental, e as variáveis que não foram se apresentaram associadas ao desfecho. A conclusão foi adequada aos resultados, apresentada de maneira resumida.
Introdução
Na introdução, os autores apresentaram a definição para o desfecho escolhido – o transtorno mental comum – e informaram as frequências na população em geral, na população da cidade escolhida e nos grupos etários e sociais relevantes à pesquisa, possibilitando ao leitor uma contextualização resumida sobre o assunto. Ao final, informaram a relevância do estudo e definiram os objetivos, mas sem uma hipótese clara.
Método
No método, foi reafirmado o tipo do estudo (de acordo com o objetivo, analisar a exposição e a existência de uma sequência temporal, observando a prevalência no ano final do estudo), o ano inicial da coorte, a cidade, e informados os locais de