Tratamento facial
ROCHELE CRISTINA PASSETTI
RA: 092709-2
RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADOR III
SETOR DE TERAPIA FACIAL
PROFESSOR RESPONSÁVEL: LILIAN LUCY DOS SANTOS
MARINGÁ
2011
1 INTRODUÇÃO
1.1 PELE
A pele é considerada um dos maiores órgãos do corpo humano, constituindo 16% do peso corporal. Além de revestir a superfície externa do corpo, protegendo-o, outras funções atribuídas a este órgão são: controle da temperatura, sensorial, estética, absorção de radiação ultravioleta, síntese da vitamina D e eliminação de substâncias químicas (RIBEIRO, 2006).
Segundo Kede (2004), a pele é formada por tecidos de origem ectodérmica e mesodérmica que se arranjam em três camadas distintas: a epiderme, a derme e a hipoderme.
A epiderme consiste em uma complexa estrutura constituída de diferentes camadas formadas pelos queratinócitos, células epiteliais estratificadas que sofrem diferenciação à medida que vão da camada basal até a superfície da pele, quando descamam em numerosas camadas de células queratinizadas, anucleada e sem organelas chamadas de corneócitos. O período de tempo para que todo este evento ocorra é de cerca de 30 dias. As camadas que formam a epiderme são conhecidas como basal, espinhosa, granulosa, córnea, e lúcida (RIBEIRO, 2006).
Derme tecido resistente e elástico que proporciona resistência física ao corpo frente a agressões mecânicas, fornece nutrientes à epiderme e abrigam os apêndices cutâneos, vasos sanguíneos e linfáticos, células de natureza conjuntiva e de origem sanguínea. É dividida em duas regiões, uma que se encontra em contato direto com a epiderme, a derme papilar, e outra logo abaixo, a derme reticular (RIBEIRO, 2006).
Já a hipoderme é um tecido no qual a pele repousa, formado por tecido conjuntivo que varia do tipo frouxo ou adiposo ao denso nas várias localizações e nos diferentes indivíduos. A hipoderme conecta frouxamente a pele e a fáscia dos