Position paper sobre conhecimento
Laureate International Universities
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Professora: OTAMIRES BARBOSA MAIA DE SOUZA
I- Conceito do Conhecimento
De acordo com o dicionário Aurélio conhecimento é: Ato ou efeito de conhecer. 2. Idéia, noção. 3. Informação, notícia, ciência. 4. Prática da vida, experiência. 5. Discernimento, critério, apreciação. 6. Consciência de si mesmo; acordo. A união de todos esses dados transforma o conhecimento em um conjunto de informações armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem ou através da introspecção. No sentido mais literal do termo, trata-se da posse de múltiplos dados inter-relacionados.
Para o filósofo grego Platão, o conhecimento é aquilo que é necessariamente verdadeiro (episteme). Por sua vez, a crença e a opinião ignoram a realidade das coisas, pelo que fazem parte do âmbito do provável e do aparente.
O conhecimento deve a sua origem à percepção sensorial, seguindo-se o entendimento e acabando, por fim, na razão. Diz-se que o conhecimento é uma relação entre um sujeito e um objeto. O processo do conhecimento envolve quatro elementos: sujeito, objeto, operação e representação interna (o processo cognoscitivo).
A filosofia em geral considerava que o conhecimento é dividido em o quê e porquê, pois não deve-se saber se somente existe o objeto e sim também pra quê deste objeto.
A ciência considera que, para alcançar o conhecimento, é necessário seguir um método. O conhecimento científico não só deve ser válido e consistente do ponto de vista lógico, como também deve ser provado através do método científico ou experimental.
II- Conhecimento ao longo do tempo
A transferência do conhecimento envolve dois atos: a transmissão (envio ou apresentação do conhecimento a um receptor potencial) e absorção por aquela pessoas ou grupo. Se o conhecimento não for absorvido, ele não terá sido transferido. A mera disponibilização do conhecimento é