Brigada de Incendio
Um dos grande marcos da história da civilização humana foi o domínio do fogo pelo homem. A partir daí, foi possível aquecer e cozinhar alimentos, fundir metais para fabricação de utensílios e máquinas. Essa conquista possibilitou o desenvolvimento e progresso da sociedade, ainda que associado a essa descoberta tenha surgido o risco de incêndio.
Mas esse mesmo fogo que tanto constrói, pode destruir. E quando o fogo ameaça o homem, hoje, a sua reação é igual a do homem primitivo: ele Foge.
Portanto, de acordo com a Instrução técnica (IT – 17) do Corpo de Bombeiros da
Policia Militar do Estado de São Paulo, as organizações devem possuir em seus quadros pessoas capacitadas para utilizar seus equipamentos de proteção contra incêndio.
Essas pessoas têm papel fundamental, pois através de suas atuações teremos ações rápidas de combate ao princípio de incêndio e a salvaguarda das pessoas e equipamentos. Quando esse grupo de pessoas capacitadas predeterminadas, tem-se uma brigada de incêndio.
é
organizado
com
funções
Quanto mais eficiente se tornar a prevenção, menores serão as probabilidades da ocorrência de incêndio e, consequentemente, menores serão as oportunidades de o fogo causar danos às pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio.
Brigada de Incêndio
A Brigada de Incêndio possui regulamentação própria, NBR 14.276 (composição, atribuição, organização), nas quais descrevem definições e características que envolvem a natureza da atividade exercida pelos brigadistas.
Objetivo
Proporcionar medidas preventivas que tornem o ambiente de trabalho mais seguro, protegendo vidas, meio ambiente e o patrimônio da empresa.
Definição
Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.
1
PCI – Prevenção e Combate a Incêndio
Atribuições da Brigada de incêndio
•
•
•