Mestre
ARQGA/1279
SELEÇÃO E USO DE ANTIBIÓTICOS EM
INFECÇÕES INTRA-ABDOMINAIS
Júlio Cezar Uili COELHO, Giorgio Alfredo Pedroso BARETTA e Luciano OKAWA
RESUMO – Racional - Infecções intra-abdominais são comuns e apresentam elevada morbidade e mortalidade e os agentes infecciosos responsáveis por tais afecções são geralmente os da flora gastrointestinal, em especial a E. coli e Bacteroides fragilis. Objetivo - Apresentar uma revisão da seleção e uso de antibióticos em infecções intra-abdominais. Conclusões - O uso adequado de antibióticos é fundamental para o controle mais rápido da infecção e reduzir a possibilidade de falha no tratamento. A terapia antimicrobiana é iniciada na suspeita de infecção intraabdominal e os agentes antibióticos selecionados são utilizados de acordo com os germes mais prováveis de serem encontrados no local da infecção. Além disso, eficácia, custo, segurança e comodidade posológica são considerados para uma seleção mais apropriada. Diferentes esquemas são utilizados em infecções intra-abdominais comunitárias e hospitalares devido à flora mais resistente destas últimas.
DESCRITORES – Abdome. Infecção. Infecção hospitalar. Agentes bacterianos.
INTRODUÇÃO
A cavidade peritonial é um espaço fechado e estéril, revestido em toda a sua extensão por células mesoteliais.
Além das vísceras, a cavidade contém cerca de 50 mL de líquido seroso.
Essa cavidade é altamente eficaz contra infecção através de três mecanismos: 1) macrófagos residentes na cavidade, que são capazes de fagocitar e destruir grande número de agentes infecciosos; 2) absorção de líquidos e partículas, incluindo agentes infecciosos, através de linfáticos localizados na superfície peritonial do diafragma.
Os agentes infecciosos são transportados para o ducto torácico e a corrente sangüínea, aonde são eliminados pelos mecanismos de defesa sistêmica do organismo; 3) bloqueio e isolamento de um processo infeccioso pelo epíplon e as vísceras