Mestre das sombras
Ninguém conhece melhor que os pais os produtos mais adequados e as doses necessárias para a formação integral de seus filhos. Podemos buscar assessoria, consultar especialistas em educação, pedir conselhos a pedagogos e psicólogos, mas seremos nós quem decidiremos em última instância os objetivos e os métodos educativos em nossa casa. É uma responsabilidade enorme, mas é nossa responsabilidade.
Valores para a convivência é uma ajuda básica para os pais e educadores que querem formar indivíduos independentes, que valorizem a si mesmos e sejam valorizados pelos outros, e que, acima de tudo, sejam felizes e façam felizes a quem os rodeia.
Faz parte da educação mostrar a filhos e alunos quais são as regras e os valores que nossa sociedade usa como base para os relacionamentos entre pessoas. Paciência, respeito, responsabilidade e muitos outros são tratados no livro como importantes componentes para a convivência pacífica em família, numa cidade, num país e até mesmo entre pessoas de diferentes culturas, e são alguns dos valores que os pais podem transmitir a seus filhos para que eles cresçam livres e felizes.
Utilizando textos claros para estender a compreensão do leitor sobre vinte diferentes valores, o autor também lançou mão de contos e pequenos excertos de pensadores célebres que trataram do assunto. Há ainda atividades propostas, divididas para crianças até 7 anos e outras até 12 anos, que aprofundam o conhecimento do leitor e reforçam o conceito dos valores nas crianças.
Para sorte dos educadores e dos educandos, se crescemos em um valor, crescemos nos demais, pois é a pessoa como um todo que se torna melhor. Não podemos ser mais tolerantes sem sermos, ao mesmo tempo, mais generosos, mais compassivos, mais abertos ao diálogo, mais