Mestrado
CONCEITOS BÁSICOS E INTRODUÇÃO À R.N.M. MULTINUCLEAR
[pic]
S. I. Klein
Departamento de Química Geral e Inorgânica
Instituto de Química de Araraquara – UNESP
1987
PREFÁCIO DA 1ª. EDIÇÃO
Ha pouco mais de 20 anos os químicos começavam a interessar-se pela técnica de r.n.m. Desde então r.n.m. tem dado provas de ser uma das técnicas espectroscópicas das mais informativas, e o químico de hoje vê-se constantemente lidando com dados referentes a esta técnica.
Os livros existentes sobre r.n.m. em língua Portuguesa são raros, relativamente antigos, e mais ou menos destinados a estudantes graduados ou pesquisadores já especializados. Desta forma, sentimos que há atualmente a falta de um texto primariamente voltado ao estudante não graduado, que sirva tanto como uma introdução aos princípios da técnica, quanto de base para um estudo posterior da matéria, em qualquer um dos aspectos. O presente texto apresenta pois uma introdução teórica breve onde os princípios físico-químicos da técnica são mantidos à um nível não matemático, seguindo-se de um comentário sobre o comportamento de sistemas spin simples, e finalmente uma introdução à espectroscopia de r.n.m. pulsado com considerações sobre técnicas de observações de r.n.m. de carbono-13.
Este texto, em forma de apostila, foi primeiramente utilizado no curso de Ressonância Nuclear Magnética proferido pelo autor durante a série de palestras intituladas "Seminário de Química Analítica", proferidas à alunos do Departamento de Química Molecular da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos, durante o 1o. semestre de 1987.
Araraquara, 30 de junho de 1987.
S. I. Klein
BIBLIOGRAFIA
C. Brevar e P. Granger
"Handbook of high-resolution mutinuclear r.n.m." wiley – Interscience, 1981, 1a Ed., N. York.
J. W. Akitt
"NMR and Chemistry, an introduction to the Fourrier – Transform multinuclear era"
Chapman and