Fatores criticos na gestão de tecnologia da informação
Estamos numa transição da Era da Informação para a Era da Cognição. Existe tanta informação disponível que ás vezes é complicado garimpar o que é realmente importante. Esse é o papel da cognição. As pessoas agora precisam não apenas ter conhecimento, mas saber como buscar e filtrar informações e precisam saber pensar, relacionar os dados obtidos e inventar melhores maneiras de utilizar essas informações. O papel da Gestão de TI é viabilizar esse processo, auxiliando a interação e comunicação, além do armazenamento e filtragem dos dados. Obviamente os requisitos de segurança e confiabilidade estão aumentando e é preciso expandir a nossa visão técnica.
Conforme o passar do tempo, os sistemas de TI se tornaram mais críticos para as operações corporativas e os setores operacionais de tecnologia tiveram que aprender sobre a gestão de serviços, exigindo mais e melhores gerentes de projetos e programas, buscando mais habilidades de mudanças.
Gestão da Tecnologia da Informática
A Gestão de TI compreende os negócios das organizações e identifica a melhor maneira da área de tecnologia agregar valores estratégicos. Para isso é necessário um modelo processual, onde processos, pessoas e ferramentas possuem o mesmo grau de importância.
Existem vários fatores críticos do sucesso na Gestão de TI, os quais serão brevemente detalhados em seguida.
Abordagens de gerenciamento de projetos
Conseguir que projetos deem resultados consistentes requer o uso constante de métodos e ferramentas de gerenciamento de projetos por todas as equipes da empresa. Estabelecer esta constância requer planejamento apropriado e esforço da alta direção e/ou dos responsáveis pelos escritórios de projetos.
Varias empresas parecem lutar com o gerenciamento de projetos porque nem todo mundo designado para os projetos é competente ou não utilizam os processos, ferramentas, metodologias ou templates apropriados para gerenciar projetos. Esta é uma das maiores