Mestrado
MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E PROCESSOS AMBIENTAIS
Aplicação da espectrofotometria na análise qualitativa e quantitativa de solução de corante.
Disciplina: Métodos instrumentais de análise
ATIVIDADE: PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
Aluno: Marcos Antônio Cavalcanti Luna
Prof. Aline Elesbão do Nascimento
RECIFE, 2011
1. INTRODUÇÃO: A espectrofotometria por ser um método de análises óptico nas investigações biológicas e físico-químicas tem uma aplicação bastante ampla na identificação qualitativa e quantitativa de diversas substancias. A propriedade que as substancias tem de absorver a radiação possibilita descrever uma comparação entre a radiação absorvida por uma solução contendo uma quantidade desconhecida de soluto, com uma quantidade conhecida da mesma substância. Neste contexto o espectrofotômetro ótico é um instrumento que dispõe de um sistema ótico que pode provocar a dispersão da radiação eletromagnética incidente, e com o qual se podem fazer medidas da radiação transmitida num certo comprimento de onda da faixa espectral, sendo possível obter a absorbância de determinadas substâncias.
1.1 Análise de Absorbância
Cada substância química tem uma estrutura molecular o que por sua vez influencia na interação com a energia radiante, tendo com isto um comprimento de onda especifica de absorção.
O exemplo dessa interação e especificidade de absorção é a propriedade organoléptica na cor das substâncias que se deve a absorção (transmitância) de certos comprimentos de ondas da luz branca incidentes sobre elas.
O conjunto das absorbâncias aos vários comprimentos de onda para um composto chama-se espectro de absorção e varia de substância para substância. Uma vez que diferentes substâncias têm diferentes padrões de absorção, a espectrofotometria permite-nos, por exemplo, identificar substâncias com base no seu espectro, como também quantificá-las, uma vez que a