fichamento AS VÁRIAS IDADES DO ESPAÇO: SABER VER A ARQUITETURA
AS VÁRIAS IDADES DO ESPAÇO: SABER VER A ARQUITETURA
Bruno Zevi 1919 - 2000
A arquitetura corresponde a exigências de natureza tão diferentes que descrever adequadamente o seu desenvolvimento significa entender a própria história da civilização. , dos numeroso fatores que a compõem e que, com a predominância.Ora de um ora de outro, mas sempre com a presença de todos, geraram as diferentes concepções espaciais; é, pois, história e apreciação dos valores artísticos, isto é, das personalidades criadoras que, com base nesta cultura espacial ou neste gosto arquitetônico, produziram obras-primas, cuja excelência não é objeto de demonstração, e cujo conteúdo figurativo, por assim dizer, está presente como elemento da cultura ou do gosto da idade seguinte.
Os pressupostos sociais: Todos os edifícios são o resultado de um programa construtivo. Fundamenta-se na situação econômica do país e dos indivíduos que promovem as construções, e no sistema de vida, nas relações de classe e nos costumes que delas derivam.
Os pressupostos intelectuais: que se distinguem dos anteriores por incluírem não só aquilo que são a coletividade e o indivíduo, mas também o que querem ser, o mundo dos seus sonhos, dos seus mistos sociais, das aspirações e das crenças religiosas.
Os pressupostos técnicos: e, por assim dizer, o progresso das ciências e das suas aplicações no artesanato e na indústria, com atenção específica para o que diz respeito à técnica da indústria da construção e à organização da respectiva mão de obra.
O mundo figurativo e estético: o conjunto das concepções e interpretações da arte e o vocábulo figurativo que, em cada época, forma a língua de onde os poetas extraem palavras e frases para exprimir, em linguagem individual, as suas criações.
Todos esses fatores, analisados não mecanicamente, mas no conjunto das suas relações variáveis, apresentam a cena sobre a qual nasce a arquitetura.
Análise urbanística: isto é, a história dos