Nike Cost of Capital
Estudo de Caso: Nike inc. Cost of capital
Gerogia Andrea Barroso Coutinho
Prof : Leonardo lima
Introdução:
Kimi Ford, gerente de portifólio da Northoint Group, estava analisando financeirmente a empresa Nike para que saber se valeria apena ou não comprar ações desta companhia , pois elas haviam caido de valor desde o inico do ano.
Nos anos anteriores da Nike, se pode observar que o grupo vinha com um bom crescimento até 1997 e desde então não apresentou melhoras muito significativas e entre 1998 e 2001 a receita bruta caiu.
Apòs a divulgaçñao de seus resultados fiscais no ano de 2001, comunicou-se uma estratégia para revitalizacão da empresa. Durante a reunião o gerente revelou seus planos de aumentar as receitas desenvolvendo mais tênis esportivos com uma faixa de preço medio entre $70- $90. Assim como aumentar as vendas de linhas de vestuario e exercer uma maior politica de controle de gastos. Os executivos deixaram claro que a expectativa de crescimento de receita a longo prazo é de 8%–10% e o crescimento de ganhos em torno de 15%.
Kimi Ford achou necessario fazer seu proprio fluxo de caixa descontado, descobriu que com uma taxa de desconto 12% a nike estria superavaliadauma vez que o preço da ação era de $ 42,09. Em contra partida utilizando 11,07% estaria subavaliada.
Observações do fluxo de caixa:
No fluxo de caixa elaborado pela analista Joanna Cohen utiliza-se somente um unico custo de capital, pois os segmentos de negocios da
Nike possuem praticamente os mesmos riscos, utilizando os mesmos canais de distribuicao e marketing.
Em 2001 CEO da Nike alerta para o fato de a empresa estar passando por um periodo de ajuste, deixando de ser um grande empresa
Americana para reposicionar-se como uma empresa Global, trata-se de um periodo de 10 anos de reposicionamento, sendo 2001 o quinto ano. Metodologia para o cálculo do WACC:
Ao utilizar o “Book value” como base para medição