Mestrado Em GestA O Financeira Final Resumos
*****
Estratégia e Financiamento da Empresa
RESUMOS
Elaborado por: Arlete Diogo
Docente: Manuel Firmino
Lisboa, Junho 2015
Conteúdo
1 – Risco Cambial 3
2 – Risco de Juros 4
3 – Emissão de Dívida 5
4 – Commodities 6
5 – Gestão de Caixa 7
6 – Operações de Hedge 7
7 – Crédito de bancos 8
8 – Fornecedores e clientes 9
9 – Dados financeiros de empresas 9
10 – Aquisições 10
11 – Joint Ventures 11
12 – Desinvestimentos 12
Bibliografia 13
1 – Risco Cambial
Risco cambial é o risco que resulta para o valor de um portefólio, ou dos resultados de uma empresa, de um movimento desfavorável de taxas de câmbio. O risco cambial apresenta uma forte interdependência com os restantes tipos de risco, salientando-se a sua relação com o risco dos países, através da evolução das economias e o seu impacto nas taxas de inflação e de juro e, com o risco de crédito por via das oscilações monetárias que poderão colocar em causa, futuros fluxos financeiros. Este facto, é visível pela forte ligação entre as diferentes técnicas de cobertura do risco cambial e técnicas de pagamento no comércio internacional (Alves, Teixeira, & Rita, 2007).
No artigo It’s not just Greece, China’s Retreat Threatens Europeans Bonds, escrito por Esteban Duarte e publicado no site Bloomberg, procura abordar o tema do risco cambial e como as valorizações e desvalorizações podem afetar as economias, não só do país visado, mas também dos países com os quais ele mantém ligações (Duarte, 2015).
Com foco na crise europeia e na flutuação cambial chinesa, o artigo tenta alertar os líderes europeus, tal como o nome indica, de que o fator de risco da Europa não está apenas na Grécia, e no facto desta não cumprir com o pagamento da dívida, mas também além-fronteiras, na China. A dívida soberana do continente não se restringe apenas ao que acontece dentro do mesmo, mas também fora dele. É necessário que os investidores estejam atentos a isso.
O banco central chinês acumulou