Projeto Proteoma Biologia 1 Bimestre

1737 palavras 7 páginas
Projeto proteoma
E
Previsões para o futuro

Alunos : Beatriz Alves;Gabriel Ribeiro ; Gabriela Izidoro ;Gabriela Rodrigues ;Iagor Antonio
Turma : 306
Disciplina :biologia

Introdução

Nesse trabalho vamos entender melhor o que são proteomas entendendo melhor sua formação e os avanços da tecnologia dentro da genteica .

. PROTEOMA PROTEOMA – UMA VISÃO HISTÓRICA
A palavra proteoma é análoga ao genoma e significa o conjunto de proteínas expressas a partir de um determinado genoma. Este termo é relativamente novo, foi usado primeiramente pelo pesquisador Marc Wilkins, mas já é amplamente utilizado e consagrado existindo congressos científicos especializados na análise de proteomas. Ao contrário do genoma, o proteoma está em constante mudança devido às respostas que podem ser obtidas aos estímulos externos e internos que o organismo pode vir a sofrer.
No entanto, para inserirmos os conceitos gerais de proteoma devemos antes mencionar conceitos de proteínas, já que são elas as responsáveis por grande parte da química celular. A proteína é considerada o composto orgânico mais abundante de matéria viva da célula, é formada por aminoácidos e especializada para diferentes funções biológicas (a informação genética é expressa por proteínas), podendo agir também nas formas de anticorpo e receptores celulares. Os níveis de organização molecular de uma proteína é um dos fatores que podemos utilizar para classificá-las, podendo ser classificadas quanto a sua estrutura como primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. Se a forma da proteína é alterada a mesma torna-se inativa, a alteração pode advim de alterações de pH, altas temperaturas e outros fatores.

Figura 1: Classificação das proteínas estruturalmente.

PROTEOMA NÃO É GENOMA
Podemos afirmar que o genoma de um organismo é praticamente constante independendo do tipo celular analisado, tendo é claro exceções. O mesmo não é correto para o proteoma, o que se pode verificar

Relacionados

  • Projeto de pesquisa sobre o fungo paraccocidioides brasiliensis
    1308 palavras | 6 páginas