Mesopotâmia
Origem: Localizada no crescente Fértil cercada por montanhas ao norte e desertos ao Sul. A região onde de localiza e se desenvolveu a sociedade mesopotâmica costuma-se ser dividida entre Alta mesopotâmia parte norte montanhosa e menos fértil e Média e baixa Mesopotâmia, centro e sul do vale entre o tigre e o Eufrates.
Aspectos Culturais, econômicos, e políticos: Agregação de vastas populações em cidades; a diferenciação nesses agrupamentos, de produtores Primários (pescadores, agricultores, etc) . Especialistas em artesanatos, mercados, funcionários públicos, sacerdotes, e governantes, uma concentração real do poder econômico e político; uso de símbolos convencionais para registrar e transmitir informações (escritas) e padrões, igualmente convencionais, de pesos e medidas, de tempo e espaço.
Atualidade: A Mesopotâmia (do grego Μεσοποταμία: μεσο/meso, meio, e ποταμός/potamós, rio, ou seja "terra entre dois rios") é uma região de interesse histórico e geográfico mundial. Trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e
Inserida na área do Crescente Fértil - de Lua crescente, exatamente por ela ter o formato de uma Lua crescente e de ter um solo fértil -, uma região do Oriente Médio excelente para a agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas era muito árida para qualquer cultivo, a Mesopotâmia tem duas regiões geográficas distintas: ao Norte a Alta Mesopotâmia ou Assíria, uma região bastante montanhosa, desértica, desolada, com escassas pastagens, e ao Sul a Baixa Mesopotâmia ou Caldéia, muito fértil em função do regime dos rios, que nascem nas montanhas da Armênia e desaguam separadamente no Golfo Pérsico. Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas. Os rios desembocam no Golfo Pérsico e a região toda é rodeada por desertos.
O termo também designa o estudo do período histórico entre o III e o I milênios a.C., quando a região