Mesopotamia
Neste trabalho iremos falar da Mesopotâmia que tem origem grega, e significa “terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização foi considerada uma das mais antigas da história.
A Mesopotâmia era uma rica região da Ásia menor, localizada nas planícies férteis banhados pelos seus principais rios, Tigre e Eufrates, os quais lançam suas aguas no golfo Pérsico. A Mesopotâmia foi uma região com as primeiras experiências de organização de cidades com formas de administrativa e política próprias, o que as tornaram conhecidas como cidades-estados. Embora tenham sido formados grandes impérios, como o Babilônico do rei Hamurábi, a centralização do poder não foi permanente.
Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar: babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. No geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas.Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população: água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.
Os Babilônios construíam suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento. Baseando-se nas Leis de Talião ( " olho por olho, dente por dente " ), o imperador de legislador Hamurabi desenvolveu