Mesopotamia
A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades vindos de diversas regiões. A terra fértil fez com que foi um dos principais atrativos para esses povos ali se estabelecessem. Do convívio entre muitas dessas culturas floresceram as sociedades mesopotâmicas. Os povos que ocuparam a Mesopotâmia foram os sumérios, os acádios, os amoritas, os assírios, os elamitas e os caldeus.
A literatura
Os mesopotâmicos tinham uma linguagem escrita, um sistema pictográfico que abrangia cerca de 400 caracteres. A escrita mesopotâmica é chamada de cuneiforme. Os sinais têm a forma de uma cunha. Eram feitos com estiletes em tijolinhos de barro.
Na Mesopotâmia foram encontrados os textos literários mais antigos do Mundo, alguns com até 5.000 anos de idade. Trata-se de uma coleção de tábuas de barro cozido nas quais estão gravados, em escrita cuneiforme, textos que formaram parte da biblioteca do rei Assurbanipal.
O alfabeto foi elaborado mais tarde pelos Fenicios, dentre as centenas de sinais cuneiformes foram escolhidos trinta, atribuindo a cada um deles um valor diferente, mas fixo e monofônico.
O mito de Adapa
Este relato é encontrado em quatro tabuinhas fragmentadas, de origem babilônica. Três dessas tabuinhas pertenciam à Biblioteca de Assurbanipal, em Nínive, e a quarta foi achada entre os arquivos do faraó Amenotep IV, ou Akhenaten, nas ruínas de Tell el-Amarna.
Nesse relato, descreve-se que Adapa recebera muita sabedoria ao ser criado, mas não a imortalidade. Era uma espécie de semideus, sacerdote e líder do templo do deus Ea. O mito revela que Adapa era também pescador e que um dia, enquanto pescava, o vento sul virou sua embarcação. Então, Adapa quebrou as asas do vento, que não soprou por sete dias. Sendo o calor insuportável, o deus Anu o chama, mas o deus Ea, protetor de Adapa, o adverte de não comer ou beber nada(pão e água da morte), evitando dessa maneira ser envenenado. O conselho foi ruim para