Mesa Redonda
A mesa redonda tem algumas vezes apenas a pretensão de ampliar conhecimentos, discutir conceitos, criar novas direções para determinadas ideias ao permitir que as pessoas exponham opiniões as mais diversas. Mas em outros momentos ela se transforma em um dispositivo que tem o poder legal de decisão sobre algum tópico importante; nesses casos os participantes têm em mãos a oportunidade de escolher democraticamente o futuro de algo.
Normalmente os membros de uma mesa redonda são criaturas gabaritadas para discorrer sobre determinado tema. O moderador ou coordenador do evento tem a função de dar início à reunião, como nos debates. Ele propõe o assunto que será enfocado e também apresenta os expositores. Em seguida cada um deles lerá um artigo anteriormente elaborado ou discursará sobre o tópico em questão.
No momento seguinte os convidados defrontam seus pontos de vista e depois cedem espaço para as dúvidas e questões da platéia. Quando o tempo se esgota o moderador intervém novamente e conclui o encontro, lembrando sempre a importância dos presentes para o desenvolvimento da reunião.
Não se pode esquecer que esta pessoa tem também a obrigação de elucidar o objetivo desta congregação de especialistas e deixar claro quanto tempo cada expositor tem a sua disposição, bem como a duração total da mesa redonda, entre outras atribuições. Quase sempre há o que se costuma chamar de primeira ‘rodada’, durante a qual cada especialista expõe seu trabalho no prazo combinado; do contrário, o coordenador terá a obrigação de frear sua apresentação.
No estágio posterior o público pode finalmente fazer seus questionamentos, seja através de perguntas redigidas em um pedaço de