Mesa redonda
É uma reunião do tipo clássica, preparada e conduzida por um coordenador que funciona como elemento modelador, orientando a discussões para que ela se mantenha sempre em torno do tema principal. Os expositores têm um tempo limitado para apresentar suas ideias e para debate posterior. Normalmente, a mesa-redonda está inserida em eventos mais abrangentes. É utilizada quando o assunto ainda não está consolidado e suscita discussões.
Esse tipo de reunião também pode ter caráter decisório, onde os membros decidem de forma democrática o destino de algo.
Uma pessoa, o moderador, abre o evento, apresentando o tema a ser desenvolvido e as pessoas convidadas para expor. Depois, cada um dos convidados lê um texto previamente preparado ou fala sobre o tema. Em seguida, os expositores geralmente confrontam suas ideias e, na sequência, o público participa, dirigindo perguntas a eles.
O PAPEL DO MODERADOR
Assim como no debate, na mesa-redonda é fundamental a atuação de um moderador, isto é, uma pessoa que coordena a discussão. Cabe a ele iniciar e encerrar os trabalhos, agradecer a presença do público, esclarecer a finalidade da mesa-redonda e apresentar as pessoas convidadas, anunciar o tempo estipulado para a participação de cada convidado e o tempo máximo de duração do evento, esclarecer o modo como vão ser conduzidos os trabalhos, etc. É ele também quem convida o primeiro participante a falar e, após a fala de cada um, passa a palavra a outro participante.
A ORGANIZAÇÃO
Geralmente há uma “rodada” de participações, na qual cada convidado apresenta seu texto no tempo estipulado (caso o convidado ultrapasse o tempo, o moderador deve adverti-lo). Na etapa seguinte, o coordenador dá o direito de palavra ao público, que, por escrito ou oralmente, formula perguntas a um ou mais convidados.
Às vezes, dependendo das regras, é possível que haja uma etapa intermediária, na qual os convidados fazem perguntas entre