MESA DE FORÇA
CURSO: ENGENHARIA DE PETROLEO
Experiência 2: Mesa de Força
Realizado em 23 de outubro de 2014
Professor:
Jhone Ramsay Andrez
Grupo:
Barbara Passos, Bernardo Lorenzoni
Hannah Lorencette, Naira Bitencourt
Vila Velha (ES), 30 de outubro de 2014
1. Objetivo
O experimento tem como objetivos avaliar as condições de equilíbrio de uma partícula através da decomposição de forças, provando por meio de cálculos que a força resultante é nula; manusear corretamente o dinamômetro e as escalas de medidas; e fazer análise de possíveis erros e incertezas.
2. Problema Físico
Neste experimento determina-se o equilíbrio na posição vertical e horizontal.
Figura 1: Medida na horizontal Figura 2: Medida no vertical
Neste ensaio cada suporte foi posto no disco, sendo numerado de acordo com o peso e posto no dinamômetro verticalmente e horizontalmente. Tomamos cuidado para calibrar com cada peso e para não deixar o peso fazer movimentos pendulares. Em seguida achamos a incerteza de cada situacao.
Na segunda parte do experimento montamos a mesa de forca com dois pesos diferentes (em total tres combinacoes diferentes) usando o dinamômetro na posição horizontal (Figura 3) para determinar as posicoes angulares alfa, beta, e gama.
Figura 3: Equilibrio em 2D
Usamos as medidas das forcas peso da primeira parte do experimento e das posições angulares da segunda parte para provar que a soma das forcas do sistema se anulam. Para isso usamos a equacao de equilibrio do sistema:
3. Desenvolvimento Teórico
Para que possam ser calculados os conjuntos em aparente equilíbrio, escolheu-se primeiramente a equação de equilíbrio do sistema, tem-se então:
Através desta equação é possível conhecer com mais clareza o componente Força, onde é representado também pelo somatório das forças em equilíbrio nas coordenadas X e Y. Descritas