conectores e cabos
A abilidade de visualizar um replay de uma imagem em movimento segundos depois de ter sido gravada é o momento de formidável que a tecnologia nos proporciona. A grande maioria das modernas filmadoras digitais têm sua própria tela de alta qualidade. Essa tela também pode ser usada para assistir vídeos copiados de DVDs ou VHS.
Você também pode assistir sua gravação conectando sua câmera a um televisor e para isso você necessita ter os cabos para as conexões corretas. Quanto mais tipos de equipamentos você adquire, mais cabos, conectores e extensões você precisa. Mantenha-os em boas condições e tenha em mãos as informações necessárias sobre para que ele serve e o tipo de equipamento que ele deve ser encaixado. Faremos aqui algumas indicações descrevendo os principais tipos de conectores e suas indicações. Uma vantagem da tecnologia digital é que os conectores podem ser de tamanho bastante reduzidos e seus cabos bem mais finos do que os sistemas analógicos.
Composite - Ou cabo composto é uma pequena tomada ou “plug” onde estão diponibilizados um sinal de vídeo composto e , em muitos casos o de vídeo na mesma conexão “tipo macho”. Do outro lado do cabo deve ter uma conexão RCA (que veremos abaixo). A maioria das filmadoras usam essa conexão para saída de vídeo que será conectada na saída RCA do seu aparelho de TV ou de DVD. Este cabo se conecta em uma conexão “tipo fêmea” simples, conforme a figura ao lado.
S-Vídeo - Este é um sistema de sinal que dispõe separadamente cada canal ou emissão do sinal. Este tipo de padrão pode produzir imagens de alta qualidade e é muito usado em “home-theater” conectados a aparelhos de DVDs de mesa.
SCART - Este é o conector desenvolvido pelo Sindicato de Construtores de aparelhos Radio-receptores e de Televisores (Syndicat des Constructeurs d’Appareils Radiorécepteurs et Téleviseurs), de onde seu nome é formado. O SCART é um padrão que combina sinais de áudio e vídeo. Ele é também conhecido como