Serial
Introdução
Uma das partes mais complicadas em se montar um sistema de redes (roteador, switch, hub ou servidor de acesso) é a seleção dos cabos seriais para conecta-las à sua rede. Existem vários tipos de cabos seriais com características aparentemente semelhantes e encontrar uma correta pode ser um desafio. As informações a seguir irão agilizar e e facilitar através do processo da seleção correta dos cabos seriais para a sua rede.
Escolhendo um cabo apropriado é tão fácil quanto as resposta para três perguntas:
• A sua rede está sendo conectada a um dispositivo DTE ou a uma DCE?
• Qual padrão de sinalização que o dispositivo requer?
• É o conector macho ou fêmea exigido no cabo?
DTE ou DCE
Dispositivos que comunica sobre a interface serial são divididas em dois modos: DTE e DCE. A diferença mais importante nesses tipos de dispositivos é que o DCE fornece o sinal de clock (define a velocidade de comunicação no barramento).
A documentação acompanhada com o dispositivo deve indicar se o DTE ou DCE (alguns tem o jumper para selecionar o dois modos). Se você não conseguir achar a informação na documentação, use a tabela abaixo para auxilia-lo em selecionar uma classe apropriada.
Dispositivo que selecionam normalmente tem um jumper, switch, ou commando de software, usado para escolher modo DTE ou
DCE.
Nota: O cabo por si só identifica o roteador da Cisco como dispositivo DTE ou DCE para outros dispositivos na rede; Por essa razão é importante escolher o número do produto da tabela abaixo.
Gênero do Cabo
Se os pinos se projetam a partir da base do conector, o plugue é macho. Se o conector tiver buracos que aceitam os pinos, é fêmea. Consulte as figuras a seguir para indentificar o conector que você necessita.
Padrões de sinalização
O número diferente de padrões define a sinalização sobre o cabo serial (incluindo EIA/TIA-232, X.21,
V.35, EIA/TIA-449, EIA-530, e EIA-613 HSSI). Cada padrão define o sinal do cabo e