Mesa de força
RELATÓRIO
São Paulo
2013
RELATÓRIO
Mesa de Força
São Paulo; SP
2013
1–INTRODUÇÃO.
Para que ocorra o equilíbrio de um ponto material é necessário que a soma das forças nele aplicadas seja igual a zero. Essa condição é expressa matematicamente da seguinte forma:
Decompondo as forças nas direções x e y temos:
Onde Fn é a enésima força aplicada ao ponto. Para a resultante das forças nos dois eixos temos, então;
A figura a seguir mostra a decomposição de uma força em suas componentes retangulares nos eixos x e y com o ângulo θ formado com a horizontal no sentido anti-horário.
2 – OBJETIVO. Uma das condições para que um corpo se mantenha em equilíbrio é que a soma das forças nele aplicadas seja igual a zero. Nesse experimento verificaremos essa condição com o auxílio de uma pequena mesa de força na qual podemos aplicar forças em um pequeno anel, considerado um ponto material, em duas direções (x e y) e em vários sentidos.
3 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.
3.1 Materiais
O material utilizado para esse experimento é o seguinte:
Mesa de força
Porta - massores
Massores
Papel graduado
Balança
Anel
Fios de nylon
Olhando a mesa de força de cima vermos a seguinte imagem em esboço:
Esboço da mesa de força vista por cima.
O ponto amarelo é o pino central da mesa, o circulo em branco é o anel onde serão enganchados os fios de nylon que sustentarão os massores. Esse anel deve estar bem no centro para que tenhamos o equilíbrio das forças aplicadas ao mesmo.
4. MÉTODOS.
4.1 Procedimento
Primeiramente meça os pesos dos massores utilizados com o auxílio da balança. Faço isso para dez massores, pois estudaremos o equilíbrio do anel para três e quatro forças diferentes aplicadas ao mesmo. Adote um sistema de coordenadas x e y e para esses itens anote os ângulos que as