mesa de forcas
GEX 132 – Laboratório de Física I
Professor: Fortunato S. de Menezes
Relatório 1
Diagrama de Forças e Leis do Atrito
Componentes do grupo:
Amanda Botega
Lucas Baldo Luvizaro
Ronan Adriano de Paula Andrade
Viviani Siqueira
Lavras - MG
Abril, 2013
1. Introdução
A Força de Atrito é um fenômeno físico, de grande importância, presente na natureza, em específico, problemas relacionados à engenharia e também em situações simples do nosso cotidiano, como por exemplo, no simples ato de andar, arrastar um objeto e entre outras. É também uma força de resistência que aparece devido à tentativa de movimento, ou mesmo, no movimento de uma da superfície de um corpo sobre a superfície de outro ao qual está em contato. A força de atrito apresenta as seguintes características:
- Se opõe ao sentido do movimento;
- Depende da natureza e da rugosidade da superfície (coeficiente de atrito);
- É diretamente proporcional à força normal de cada corpo;
- Transforma a energia cinética (energia devido ao movimento) do corpo em outro tipo de energia (no caso calor) que é liberada ao meio.
Calculamos a força de atrito pela seguinte aplicação: Fat = μ . N , onde μ: coeficiente de atrito (adimensional ou sem dimensão, N: Força normal (N – Newtons)
Podemos observar também a força de atrito estático e dinâmico isso porque para movimentarmos um corpo em repouso requer uma força maior. A força de atrito estático é quando não há deslizamento dos corpos. Acontece quando uma força de resistência aparece enquanto ele está em repouso, podendo assim calcular o coeficiente de atrito estático pela formula: Fate = μate . N. A força de atrito dinâmico é dada quando há deslizamento dos corpos, ou seja, ocorre quando o corpo já está em movimento. Uma vez vencida a força de atrito estático de um corpo, este entrará em movimento, e ficará sujeito a uma força de resistência, no caso, o atrito dinâmico, calculado pelo