MercoSul
MERCOSUL
Mercado Comum do Sul
2014
MERCOSUL
Mercado Comum do Sul
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................04
1. HISTÓRICO E FORMAÇÃO DO MERCOSUL.................................................05 1.1Dados Estatísticos e PIB......................................................................................08 1.2 Questões Atuais.......................................................................................10
2. PAÍSES SIGNATÁRIOS.......................................................................................11
3. ANÁLISE CRÍTICA DO GRUPO........................................................................13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
INTRODUÇÃO
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um amplo projeto de integração fundado por Argentina, Brasil, Paraguai, e Uruguai. Em 2012, a Venezuela tornou-se o quinto Estado Parte a integrar o bloco e, em 2013, com a assinatura do Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao MERCOSUL, deu-se início ao processo de adesão daquele país também como Estado Parte.
O MERCOSUL sustenta-se em três pilares: o econômico comercial, o social e o da cidadania, e está composto por grande diversidade de órgãos, os quais cuidam de temas tão variados quanta agricultura familiar, direitos humanos, gênero, saúde e cinema.
No aspecto econômico, o MERCOSUL assume, hoje, o caráter de união aduaneira em fase de consolidação com matizes de mercado comum. Seu fim último é constituir-se plenamente como mercado comum, como estabelece oTratado de Assunção, instrumento fundador do bloco, firmado em 26 de março de 1991.
No pilar social, busca-se a articulação de