MERCOSUL - CENÁRIO PARA OS ANOS 2014-19
MERCOSUL nos próximos cinco anos
Maria do Carmo Santos
Recife,
Maio 2013
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS PARA O MERCOSUL NOS PRÓXIMOS 05 ANOS
1. INTRODUÇÃO
Em 1991 com a incorporação do Paraguai e Uruguai aos planos de Argentina e Brasil, surge o MERCOSUL como entidade e bloco econômico objetivando ampliar os mercados nacionais, aproveitar melhor os recursos disponíveis e ampliar a presença internacional da região.
Devido em parte a instabilidade econômica que se alastrou pelo mundo nos últimos anos, pouco pode ser feito para o fortalecimento do bloco, deixando muito a desejar com relação as políticas de coesão social, estrutura econômica comum entre os países do bloco, baixo nível cultural entre outros problemas. Por sua vez vislumbra-se, e dependerá da boa vontade dos governantes de cada país a criação de uma política econômica arrojada que terá como desafio uma assimetria dentro do bloco que por sua vez facilitara o processo de ampliação geográfica.
2. VARIÁVEIS
DE ESTADO
Entrada da Venezuela no bloco – É importante, principalmente pela sua reversa de petróleo. Uma decisão de caráter político que foi vantajosa tanto para os paísesmembros, quanto para os que fossem destinados a relação de cooperação.
Cenário otimista: O petróleo da Venezuela ampliaria a capacidade de influencia do Bloco, e pelo fato do País ser a terceira economia da América do Sul, agregaria valor econômico-financeiro.
Cenário pessimista: O Sucessor de Hugo Chávez, pela inexperiência política, poderá descumprir alguns acordos econômicos do Bloco.
Cenário
moderado:
Equilíbrio
do
bloco
no
que
se
diz
respeito
ao
desenvolvimento agrícola, industrial e de turismo.
Reeleição de Dilma – Trará estabilidade ao bloco já que as negociações vêm se mantendo desde o governo Lula
Cenário otimista: A permanência do Brasil na presidência do Grupo.
Cenário pessimista: