Merchandising no PDV e TV
Merchandising para o PDV:
“É o conjunto de técnicas, ações ou materiais promocionais utilizados no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços com o proposito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.” Regina Blessa (Merchandising Para PDV 2001)
O merchandising é a mídia mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com três elementos-chave para a concretização de uma venda: o consumidor de uma venda, o produto e o dinheiro.
Objetivos do Merchandising para o PDV:
- Vender mais e melhor: uma boa exposição valoriza o produto e a marca, tornando a comprar não apenas necessária, mais também prazerosa.
- Incrementar o número de consumidores: ampliar, permanentemente, o número de clientes, pois cada um tem uma capacidade limitada para a compra, seja definida pelo uso do produto ou pela capacidade econômica. - Reduzir custos: quanto mais decisões intermediarias de compra o consumidor tiver em mente, mais econômica será a ação de merchandising, reduzindo os principais custos de uma PDV.
- Informar; - Persuadir o consumidor; - Desenvolver Posicionamento da Marca.
Tipos de Merchandising
- Desenvolvimento de materiais transitórios:
“Os materiais transitórios são aqueles em que as empresas investem em materiais para divulgação a curto prazo – SÃO MAIS FRAGEIS” cartazes - Material utilizado em gôndolas, pontos extras e locais de fácil visualização da loja
BOBINA DE FORRAÇÃO Plástico com imagem ou mensagem sobre o produto que se destina à decoração de pontos extras, terminais de gôndolas e qualquer outro local que permita a visualização.
OUTROS EXEMPLOS:
1. Folhetos - Encartes promocionais
2. Infláveis - Peças de material plástico flexível, usadas cheias de ar como balões, o inflável deve possuir a mesma