mercearia
Um casal, Fernando da Silva e Amanda da Silva, têm dois filhos, Vanessa da Silva e André da Silva. Esta família mora em um grande imóvel de dois andares, cujo financiamento ainda está sendo pago.
Fernando, após trabalhar cerca de 20 anos em uma indústria automotiva, cansado do serviço pesado e repetitivo da fábrica, resolveu realizar seu grande sonho de abrir um negócio próprio. Após conversar muito com a família finalmente decidiu fazer um acordo com a empresa e sair do trabalho para abrir uma mercearia, mas para isso precisava contar com o apoio de toda a família.
O casal decidiu que a família ficaria morando apenas no piso superior da residência e a mercearia e o depósito seriam instalados na parte inferior do imóvel. Fernando precisou realizar algumas obras no imóvel para viabilizar esta divisão. Os custos com a reforma foram pagos com as economias que a família conseguiu juntar ao longo dos anos.
Com o valor recebido na rescisão Fernando investiu cerca de R$100.000,00 para abrir a tão sonhada “Mercearia Silva” juntamente com a família. Vanessa, a filha mais nova, estuda pela manhã e a tarde ajuda na mercearia, principalmente no caixa. André estuda a noite e durante o dia faz a reposição das mercadorias nas prateleiras e atende os clientes. Amanda divide seu tempo entre atender os clientes, manter a mercearia limpa e os afazeres domésticos.
As terças feiras, Fernando madruga e vai até o CEASA comprar frutas e verduras frescas para abastecer a mercearia. Quando chega com os produtos, percebe que alguns sofreram algumas pequenas avarias durante o transporte e não servirão para serem comercializados na mercearia, então, com a ajuda de André, separa estes itens e os alcança para Amanda utilizá-los na preparação das refeições da família.
Vanessa precisou comprar um livro para uma das disciplinas que estuda e, com a autorização do pai, retirou R$120,00 do caixa da mercearia. Amanda sentiu muitas saudades dos pais que moram no interior e fez uma