Mercearia - sebrae
|
PARTICULARIDADES DA ATIVIDADE
Apresentação
Estabelecimento antigo e tradicional no mercado de alimentos e suprimento de pequenas urgências domésticas, a mercearia é um tipo de comércio que atende, basicamente, aos moradores das redondezas de determinado bairro, além de eventuais transeuntes. Todos usam a mercearia para repor, em pequenas quantidades, itens em falta na despensa ou para compras de emergência.
Mercado
A globalização econômica que vem atraindo grandes supermercadistas internacionais para o Brasil e o acirramento da disputa entre as grandes redes nacionais de varejo não afetará o pequeno supermercado, a mercearia de bairro. Ela continuará tendo espaço para sobreviver no mercado. No entanto, o pequeno comerciante precisa ter uma visão clara do público que pretende alcançar e dos seus espaços de atuação.
Geograficamente, o país é muito grande e isto contribui para que nenhuma empresa consiga dominar sozinha o mercado, abrindo assim, espaço para todos. Porém, uma concorrência que está começando a se manifestar nesse nicho de mercado é a do mercado de vendas em domicílio. A concorrência direta (mercearias do mesmo tipo) é grande, mas não é muito agressiva.
Localização
Como qualquer estabelecimento comercial, a mercearia deve estar instalada num ponto de grande circulação de pedestres e veículos. Vale como dica importante a sua instalação em bairros estritamente residenciais com alta densidade demográfica, onde normalmente é proibida a instalação de estabelecimentos comerciais de grande porte. Neste caso então, a finalidade da mercearia estará plenamente justificada, atendendo a um grande contingente populacional carente deste tipo de comércio. Na escolha do ponto, é importante também escolher construções voltadas para o sol nascente (evitando deste modo, o sol forte e o calor da tarde), com a fachada no nível da rua e sem recuos que possam esconder o estabelecimento.
Estrutura
A