Mercantilismo
O comércio internacional pouco existia, uma das civilizações mais antigas que se conhece a egipicia.No Egito,o comercio exterior era inespressivo e as importaçoes e exportaçoes se limitavam apenas em artigos de luxo.
Em epocas posteriores surgio civilizaçao mesopotamica, foi constatado que o comercio da mesopotamia era mas intenso do que no Egito onde chegarama estabelecer postos comerciais fora do pais.Já os finicios foram grandes navegadores o que lhes permitaram que virassem qrandes comerciantes.A Grécia antiga nao tinha produçao suficiente de alimentos isso fez com que ela comprasse produtos do exterior e pagasse com azeite e vinho.O imperio romano desenvolveu bastante o comercio exterior, mesmo porque Roma dominava na epoca o mundo onde faziam negociaçoes com ate a china.
MERCANTILISMO
O periodo mercantilista vai de 1500 á 1750.Á europa ja vivia o fim do feudalismo e da idade média, o regime corporativista perdia a força e o comerciante individual estava em ascensao, cerca de 80% a 90% da populaçao europeia trabalhavam na agricultura.Os artesoes eram os industriais da epoca, portanto, uma produçao de natureza domestica.
Os mercantilistas achavam que a riqueza das naçoes consistia no estoque de metais preciosos em poder do governo em vez de o povo ter abundancia de bens para o consumo identificavam a moeda com riqueza. Para Adam Smith,o mercantilismo priorizava o poder e o enrriquecimento do estado sobre o bem estar do individuo.
A exportaçao precisava ser maior que a importaçao para a naçao ter beneficios com o comercio exterior.Assim, estimulavam as exportaçoes e desestimulavam as importaçoes, ate mesmo quando propocionavam prejuizos para o povo.O estado precisava ser forte com controle politico e economico.
Os paises europeus precisavam ter colonias, [porque esta sustentavam as metropoles, por isso, o Brasil foi vitima das invasoes holandeses, francesas e inglesas.Precisavam do exercito e marinha poderosos para garantia do comercio e