Mercadão das Trocas
Elisete A. Rasera
Objetivo: Estimular e valorizar as qualidades das pessoas.
Tempo estimado: 50 minutos para um grupo com até 15 pessoas
Material necessário: Folhas de papel para registro e uma caneta por participante.
1a etapa
Sentadas em círculo, as pessoas são convidadas a se dirigirem ao centro, uma por vez, munidas de caneta e papel.
Definida a pessoa que estará na ‘berlinda’, cada uma das demais diz uma qualidade2 que percebe nessa pessoa que, por sua vez, vai registrando no papel uma qualidade embaixo da outra. Caso se repita uma qualidade, basta sinalizar 2 ou quantas vezes ela aparecer. Depois de uma rodada, quem está na berlinda retorna ao seu lugar e outra pessoa é convidada a sentar lá.
Somente depois de todos passarem pela berlinda é que segue para a 2a etapa.
2a etapa
Com as anotações das qualidades nas mãos, cada pessoa coloca uma porcentagem em cada qualidade a seu critério. Em seguida é feita uma rodada de apresentações dos resultados obtidos. Esse é o momento em que as pessoas começam a se preparar para o “Mercadão das trocas”.
Todos os presentes devem ficar atentos à apresentação de cada um, pois visando buscar o equilíbrio entre as qualidades pessoais, o próximo passo será conquistar uma* qualidade que falta ou reconhece que tem pouco e gostaria de ter mais, além de doar qualidade* que tenha em excesso, podendo compartilhar com quem precisa.
3a etapa
Começa a negociação. As pessoas circulam entre si para buscar alcançar sua meta. Será possível trocar uma* qualidade e a única regra é clara: sendo que a oferta e a demanda são negociadas em porcentagem, quem doa, não pode ficar sem nada: é preciso buscar o equilíbrio das qualidades pessoais.
Feitas as trocas, serão precisos alguns minutos para que as pessoas revejam seus cálculos e analisem se atingiram suas metas, que é conquistar 100% na somatória de todas as qualidades. Caso seja necessário, faz-se outra rodada de negociações.
4a