Mercados de capitais
Mercado de Capitais
Conceito:
O mercado de capitais pode ser definido como um conjunto de instituições e de instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Ou seja, o mercado de capitais representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a capitalização das empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por ela.
O surgimento do mercado de capitais ocorreu quando o mercado de credito deixou de atender as necessidades da atividade produtiva, no sentido de garantir um fluxo de recursos nas condições adequadas em termos de prazos, custo e exigibilidade. Desse modo, seu surgimento foi fundamentado em dois princípios:
- contribuir para o desenvolvimento econômico, atuando como propulsor de capitais para os investimentos, estimulando a formação da poupança privada.
- permitir e orientar a estruturação de uma sociedade pluralista, baseada na economia de mercado, permitindo a participação coletiva de forma ampla na riqueza e nos resultados da economia.
De acordo com sua estrutura, o mercado acionário pode ser dividido em duas etapas: mercado primário e mercado secundário.
Mercado Primário:
- criação de títulos;
-capitalização das empresas.
Mercado Secundário:
- negociação de títulos;
-troca da propriedade do titulo;
-proporciona liquidez aos títulos e incentiva o mercado primário.
O mercado primário de ações é onde se negocia a subscrição (venda) de novas ações ao publico, ou seja, no qual a empresa obtém recursos para seus empreendimentos.
O mercado secundário de ações é lugar onde se transferem títulos entre investidores e instituições. Portanto, torna-se uma condição para a existência do mercado primário, em que as empresas podem efetivamente obter recursos financeiros.
Análise de Rentabilidade Objetivo: mensurar o retorno do capital investido e identificar os fatores que