Mercados de capitais
No texto apresentado, discute-se o papel da informação contábil no contexto específico do mercado financeiro. Alguns trabalhos foram publicados a fim de discutir esse assunto sob o ponto de vista estritamente teórico (LOPES, 2002), ou com um enfoque mais profissional (LOPES e LIMA, 2003).
Apesar desses e outros estudos, há um lacuna na literatura nacional, no enfoque da importância e impacto da informação contábil no mercado de capitais do ponto de vista da teoria da contabilidade. O Mercado financeiro é o conjunto de todas as instituições financeiras que captam poupança e concedem credito. Essas instituições podem ser divididas em dois grandes grupos: os poupadores e os captadores de recursos.
Poupadores tem o papel de harmonizar as necessidades dos investidores ou agentes econômicos superavitários e transferir esses recursos para um lugar especifico para garantir melhores chances de investimento na economia para os agentes econômicos deficitários que preferem gastar mais em bens ou consumo que seus atuais ingressos. Os recursos são aplicados ou investidos da melhor forma para que os investidores tenham o retorno positivo de seu investimento. O mercado financeiro eficiente acumula e disponibiliza para as instituições requerentes recurso a menores custos.
O Intermediário informacional por sua vez são os agentes responsáveis pelas informações propicias para que os investidores possam alocar os recursos da maneira correta, o auditor é um exemplo de intermediário informacional. É cada vez mais frequentes intermediários financeiros atuarem como agente informacional o que na pratica se torna difícil de distinguir, além dos dois existem instituições auxiliares ao funcionamento do mercado como, por exemplo, a bolsa de valores e de mercadorias e futuros.
Para que as aplicações dos investidores ocorram eles demandam informações que possibilitam a avaliação de suas particularidades é nessa fase do investimento que as