Mercadologia
A expressão mix de produto se refere ao conjunto de todos os itens e linhas de produtos de uma empresa. O mix pode ser descrito como tendo certa amplitude, extensão, profundidade e consistência.
1.1 A amplitude do mix diz respeito ao número de diferentes linhas de produtos que a empresa possui. É desejável que com o crescimento da empresa, surjam novas linhas de produto, ligadas às atuais. Com isso, diminui a dependência da empresa em relação a uma única linha.
1.2 A extensão do mix refere-se ao número total de ítens produzidos, dentro de cada linha de produtos. No caso acima, a linha da Boeing para aviação civil é bastante extensa, indo de aviões com pouco mais de 100 passageiros, até aqueles com capacidade de levar 500 pessoas.
1.3 A profundidade do mix de produto significa o número de versões diferentes de cada produto na linha. Um mesmo produto pode ter várias apresentações em termos de tamanho, e pequenas variações na fórmula. Maionese Hellmann's passou a oferecer uma opção “com mais limão”, mantendo a versão tradicional. Coca-Cola oferece grande variedade de embalagens diferentes para o mesmo produto.
1.4 A consistência do mix de produto se refere ao grau de relacionamento que apresentam as diversas linhas de produto. Isso é em termos de: canais de distribuição, público-alvo, faixa de preços praticados. Assim, empresas de bens de consumo como Unilever e Procter & Gamble possuem consistência ao visar o mesmo consumidor e os mesmos canais de distribuição. Já 3M e GE são diversificadas, possuindo produtos variados voltados à área industrial, ao lado de outros voltados ao consumidor final.
2. PESQUISA DE MARKETING A pesquisa de marketing tem por objetivo a coleta de dados e informações sobre determinado mercado, que de certa forma auxiliem nas tomadas de decisão, e no exercício de um papel proativo na administração. O plano de marketing é desenvolvido de acordo com informações que