Atividades de so
Atividade: questões
Gerência de memória
(parte 2)
Acadêmico: Elvison Antonio RGM:20878
1 - Cite duas diferenças entre endereços físicos e lógicos.
Resp:
Um endereço lógico não se refere a um endereço existente real, mas se refere a um endereço abstrato em um espaço de endereço lógico. Compare isso com um endereço físico que se refere a um endereço físico real na memória. Um endereço lógico é gerado pela CPU e traduzido para um endereço físico pela unidade de gerenciamento de memória (MMU). Portanto, os endereços físicos são gerados pela MMU.
3 - Quais os benefícios oferecidos pela técnica de memória virtual? Como este conceito permite que um programa e seus dados ultrapassem os limites da memória principal?
Resp:
Os principais benefícios da técnica de memória virtual são possibilitar que programas e dados sejam armazenados independente do tamanho da memória principal, permitir um número maior de processos compartilhando a memória principal e minimizar o problema da fragmentação. O que possibilita que um programa e seus dados ultrapassem os limites da memória principal é a técnica de gerência de memória virtual que combina as memórias principal e secundária, estendendo o espaço de endereçamento dos processos.
4 - O que é a política de substituição de páginas?
Resp:
Quando ocorre uma falta de página (a página que deve ser acessada não se encontra na memória), o gerenciador a traz do disco e coloca na primeira posição da lista de posições livres. Mas não faz somente isso: pesquisas mostram que as referências à memória de um processo tendem a obedecer o princípio da localidade (quando uma página é usada, é fortemente provável que uma página adjacente a ela seja logo utilizada). Por causa desse princípio, quando ocorre uma falta de página, o gerenciador, além de trazer a página que deve ser acessada para a memória, ele traz também as