mercado
Abertura de Capital
Quanto
mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais: oportunidades para as pessoas, empresas e instituições aplicarem suas poupanças;
A
plena abertura de capital acontece quando a empresa lança suas ações ao público.
Ações (1)
São títulos representativos da menor fração do capital social de uma empresa. O acionista é um coproprietário da empresa, com direito a participação nos resultados.
Emitidas na forma física (cautelas ou certificados) ou na forma escritural, que dispensa a emissão física, mantendo-se o controle das ações em contas de depósitos em nome dos titulares.
Uma ação não tem prazo de resgate. Pode ser comprada ou vendida a qualquer momento.
Ações abertas:quando são distribuídas entre um número mínimo de acionistas.
Ações fechadas: restritas a um grupo de poucos investidores. Empresas familiares são um exemplo.
Ações (2)
Formas de circulação das ações:
Nominativas: trazem o nome do investidor registrado em livro de registro das ações nominativas. A transferência dá-se pela averbação do nome do novo titular neste livro.
Nominativas endossáveis: registram o nome do primeiro endossante, sendo as transferências processadas por endosso na própria cautela.
Escriturais: sem emissão física, têm seu controle executado por instituição fiel depositária dos títulos.
Valor das Ações
Nominal: valor atribuído a uma ação previsto no estatuto social da companhia.
Patrimonial: representa a parcela do capital próprio da sociedade que corresponde a cada ação. É determinado pelo patrimônio líquido dividido pelo número de ações emitidas.
Intrínseco: equivale ao valor presente de um fluxo esperado de benefícios de caixa.
De liquidação: determinado quando do encerramento de atividades de uma companhia, indicando quanto corresponde do resultado da liquidação a cada ação.
De