conceito de variáveis em pesquisa
Segundo Gil(2010), uma variável pode ser definida como tudo aquilo que pode assumir diferentes valores numéricos, dando alguns exemplos: temperatura, idade, renda familiar, quantidade de filhos de um casal e etc. Entretanto, para fins de pesquisa uma variável pode ser qualquer elemento que possa ser classificado em duas ou mais categorias, como por exemplo, a classe social, visto que a mesma pode ser classificada como baixa, média e alta.
Gil (2010) refere-se à hipótese quando se afirma que algumas variações de uma determinada variável correspondem às variações de outra variável, ou seja, uma hipótese afirma a existência da relação, seja ela qual for, entre duas ou mais variáveis. Como por exemplo:
O índice de suicídios é maior entre os solteiros do que entre os casados.
Variáveis: estado civil e índice de suicídios.
Percebemos que essa hipótese apenas afirma que há relação entre as variáveis, mas nada informam acerca da possível influência de uma em relação à outra. Porém, muitas hipóteses de pesquisa antecipam algum tipo de influência. Como mostra o exemplo:
O reforço do professor tem como efeito a melhoria na leitura do aluno.
Variável independente: reforço do professor
Variável dependente: melhoria na leitura do aluno
O que o pesquisador busca é estabelecer relações assimétricas entre variáveis, as quais indicam que os fenômenos não são independentes entre si, como nas relações simétricas, e também não se relacionam mutuamente, como as relações recíprocas, mas que podem exercer influência sobre o outro.
Referência: GIL, Antônio Carlos. Como construir hipóteses? In:____. Como elaborar projetos de pesquisa.São Paulo: Editora Atlas S.A, 2010. p. 17-24.