Mercado
Políticas Econômicas e Mercado de Capitais
Mercado de capitais – é um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. No mundo desenvolvido, o mercado de capitais é o provedor de recursos de longo prazo.
O mercado de capitais é um canal fundamental na captação de recursos que permite o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do país. É interessante, portanto, que o Estado ofereça condições satisfatórias, em termos de políticas econômicas, que favoreçam o desenvolvimento deste mercado.
O que é poupança e investimento?
Os recursos necessários para uma aplicação provêm da parcela não consumida da renda – a poupança. Qualquer pessoa que tenha uma poupança ou uma disponibilidade financeira pode efetuar um investimento esperando dele rendimentos futuros.
À medida que cresce o nível de poupança, maior é a disponibilidade para investir. A poupança individual e a poupança das empresas (lucros) constituem a principal fonte do financiamento dos investimentos de um país. Tais investimentos são o motor do crescimento econômico e este, por sua vez, gera aumento de renda, com consequente aumento da poupança e do investimento, e assim por diante. A figura a seguir representa o esquema da circulação de capital, presente no processo de desenvolvimento econômico.
À medida que as empresas crescem, elas necessitam de mais e mais recursos que podem ser obtidos por meio de:
Empréstimos de terceiros
Reinvestimentos de lucros
Participação de acionistas
As duas primeiras fontes de recursos são limitadas. Geralmente as empresas as utilizam para manter sua atividade operacional. Mas, é pela participação de novos sócios – os acionistas – que uma